quarta-feira, 4 de abril de 2012

A História-Viação Cidade de Caieiras em Franco da Rocha

-Em 2001, Franco da Rocha, então com um transporte público de baixa qualidade e com poucos ônibus, se viu com a necessidade de trazer uma nova empresa do ramo, a Viação Cidade de Caieiras, com veículos mais modernos e novos. Em 2002, surge a "Nossa Cidade" e sua pintura nova. Nossa Cidade, na verdade é um nome fantasia para a Viação Caieiras de Franco da Rocha. Com uma frota nova de vinte veículos e outros veículos velhos da antiga Francorrochense e Auto Viação Lago Azul, a Nossa Cidade passou a administrar as linhas municipais. O transporte intermunicipal sempre foi operado pela Caieiras, até hoje. Os veículos eram muito bem cuidados e sempre passavam por renovação de frota.
-O primeiro modelo de ônibus adquirido pela Nossa Cidade foi o Busscar Urbanuss 98, com chassi Mercedes-benz OF 1417(motor eletrônico). Eles, por serem muito modernos, ficavam nas melhores ou nas linhas de maior rendimento, como a linha 210 e 220(Pq. Vitória-Estação de Franco). Em 2003, depois da aquisição dos vinte Urbanuss 98, a Nossa Cidade adquiriu mais 10 ônibus também com Chassi da Mercedes-benz OF 1417, também de motor eletrônico, porém encarroçados pela Induscar Caio, com o então novo modelo da fabricante, o Apache Vip I. Foi um sucesso, eles operavam também nas melhores linhas.
-Em 2005, a empresa passava por um problema de auto-demanda de várias linhas, com poucos ônibus, por isso, a Nossa Cidade, adquiriu mais 5 Caio Apache Vip I, mas esses eram a sensação do momento, pois eles  
vinham com o letreiro digitalizado e também sobre um novo chassi da Mercedes, o OF 1418, com som do motor mais suavizado, mas não adiantou muita coisa. A empresa chegou à colocar veículos intermunicipais para operar em uma das linhas em horários de movimento(das 18:00 às 21:00). Como a empresa também recebia veículos usados de outra empresa, também pertencente ao grupo da Viação Caieiras, a Viação Santa Brígida, a situação se aliviou um pouco.
-Em 2007, a Nossa Cidade adquiriu mais 5 ônibus, mas dessa vez, eles eram maiores, mais espaçosos e com outra novidade: eles eram acessíveis à pessoas com deficiência, uma novidade muito boa na cidade. Os prefixos vinham do 00436 até o 00440. Cinco linhas foram escolhidas para receberem um, apenas um veículo dentre os cinco com APD(Acessível à Pessoas com Deficiência). As linhas escolhidas foram: 220 Pq.  
Vitória-Estação(00436), 110 Estação-Jd. Luciana(00437), 130 Vila Josefina-Estação(00438), 240 Monte Verde-Estação(00439) e a linha 250 Lago Azul-Estação(00440). Depois, no início de 2008, a empresa adquiriu mais 5 veículos do mesmo modelo, chassi, com prefixos entre 00441 e 00445. O veículo, ou os veículos em questão possui carroceria Apache Vip I da Induscar Caio, sobre chassi Volksbus 17-230 EOD, os primeiros veículos com chassi da Volkswagen 0km, só para destacar que a empresa tinha um Marcopolo Torino Geração 5, ou GV com chassi da Volkswagen 16-180 CO(antes, o meu chassi preferido, agora, o meu chassi preferido é o Volksbus 17-210 OD) com prefixo 00477.
-Agora em 2009, a empresa adquiriu mais 10 veículos com a carroceria pelo qual eu posso falar que é a mais 
comercializada e usada entre milhares de empresas de ônibus, o Caio Apache Vip Geração Dois, ou Apache Vip II, sobre chassi da Mercedes-Benz OF 1722. Esse veículo também é acessível a deficientes e mais espaçoso. Ele conta com um banco dobrável na área destinada à cadeirantes, para o acompanhante do deficiente, com dois bancos para obesos e também com o letreiro digitalizado na cor da fonte Branca, para destacar, mesmo de longe a linha em que está operando o veículo(eu me lembro de ter visto um Caio Apache Vip II ano 2008, sobre o chassi da Volks 17-230 EOD intermunicipal sendo operado na linha 216 Jd. Alegria{Francisco Morato-Estação(Franco da Rocha} e eu ter comentado: "Bem que a Nossa Cidade podia comprar esses ônibus também" e, dentro do ônibus, eu vi um Apache Vip II da Nossa Cidade operando na linha 240, com o prefixo 00449. Eu fiquei muito feliz, pois teríamos algo diferente em nossa cidade(me refiro à Franco da Rocha). Na volta pra casa, eu não tive dúvida, peguei o veículo e fui embora.).
-Se o Apache Vip II de 2009 estava bom, em 2010 ficou ainda melhor, pois a Nossa Cidade tinha adquirido mais 10 veículos do mesmo modelo, com as mesmas características, porem com chassi da Volks 17-230 V-Tronic. Por que V-Tronic? Para designar que a transmissão do câmbio do ônibus é automatizada. Foi a melhor aquisição feita pela Viação Caieiras inteira. Já no ano passado, a Nossa Cidade adquiriu mais 10 ônibus com as mesmas características do mencionado anteriormente, porém com uma novidade na pintura: a Nossa Cidade implantou o mesmo estilo de pintura utilizado nos ônibus da Urubupungá-também pertencente ao grupo da Caieiras-porém com a cor azul marinho metalizado, a coisa mais linda. Não satisfeita, a Nossa Cidade, junto com a Viação Caieiras, municipal de Caieiras adquiriu também o mesmo veículo, mas com o logo da fabricante Caio no lugar dos logos Apache Vip, que geralmente ficam na parte preta da janela do motorista e em cima da primeira porta, mas na cidade de Caieiras, esses novos ônibus portavam a cor amarelo metalizado, quase que idêntico a cor dos ônibus da Viação Osasco(não pertencente ao grupo). Por fim, a Nossa Cidade comprou mais dez ônibus, também em 2011, com a pintura nova, com mesmo modelo, Apache Vip II, mas de classificação "Midi Bus", ou Apache Vip II Midi. Veículos pequenos, que corrompem o padrão da Caieiras em geral, já que os ônibus possuem apenas a porta de embarque e a porta de desembarque, com elevador, centralizada. Os veículos foram comprados para rodarem em linhas em que o motorista é o cobrador ao mesmo tempo e também em linhas com ruas mais apertadas em seu itinerário. Os Apache Vip's II possuem chassi Mercedes-benz OF 1418 e foram apelidados como "Micrão".

Nenhum comentário:

Postar um comentário